quinta-feira, 1 de maio de 2008

cultura índigina sobrevive au tempo

Apesar de manterem muitos hábitos antigos,como osrituais e a alimentação baseada na mandioca,a maior parte dos índios da atualidade não vive mais como antigamente.
Convivendo há muitos anos com os homens brancos,os grupos indígenas foram assimilando vários costumes do mundo moderno .O cacique Uarcanã de Aruanã,da tribo Xucuru-Kariri,que vive em Caldas,no interior de Minas,explica que os ídios de sua tribo moram em casas comuns,tem geladeira,fogão e TV.Mesmo assim,os xucurus ainda comem mandioca,plantas,fazem trabalhos artesanais e mantêm suas danças e rituais."Não vivemos em ocas porque aqui não têm palha e é muito frio.Os adultos ainda falam a língua xucuru",esplica cacique.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Antes que os portugueses descobrissem o Brasil, os índios tinham descoberto a felicidade." O que assistimos foi a gana dos conquistadores explorando nossas riquezas minerais e destruindo nossas riquezas culturais. Os primeiros e verdadeiros donos da terra, os índios, simplesmente foram massacrados e hoje o abandono em que se encontram nossos índios só atesta a impagável dívida que temos com esses povos.