quinta-feira, 15 de maio de 2008

.6]

sábado, 10 de maio de 2008


Nos anos que se seguiram à unificação da Alemanha, a cidadezinha de Ulm oferecia uma visão típica dos pequenos centros do sul do país. Possuía, algumas fundições e uma indústria têxtil, mas a maior parte das atividades girava em torno do pequeno comércio. Seus habitantes, de espírito largo e tolerante, liam poetas e dramaturgos como Schiller, Heine e Lessing, num contraste evidente com o autoritarismo dos funcionários e oficiais prussianos, preocupados em consolidar o Império.
Nessa cidade nasceu Albert Einstein, a 14 de março de 1879. Sua infância, porém, seria passada em Munique, para onde seu pai, Hermann Einstein, transferira sua loja de artigos elétricos. Ali Albert realizou seus primeiros estudos. Durante o curso secundário, não se adaptando aos métodos rígidos e mecânicos que caracterizavam o ensino da época, desenvolveu um desinteresse crescente pelas atividades escolares. Para muitos professores, o jovem não passava de um estudante medíocre.
Cedo, porém, o "estudante medíocre" tivera sua curiosidade despertada pela ciência: aos cinco anos, presenteado com uma bússola, Einstein sentira a excitação da descoberta, maravilhando-se com o instrumento. É ele mesmo quem analisa essa emoção, que "parece nascer quando uma experiência vem desmentir um mundo de concepções já suficientemente arraigadas em nós. Sempre que uma tal contradição é sentida com força e intensidade, experimentamos uma reação decisiva na maneira de interpretar o mundo. O desenvolvimento dessa interpretação é, em certo sentido, como um vôo contínuo a partir da surpresa".
E Albert não parou mais de se maravilhar. Seu tio Jacob, competente engenheiro, despertou-lhe o interesse pela Matemática. Daí para a escolha de um caminho independente foi apenas um passo e, antes de completar quinze anos, Einstein já se decidira - estudaria, sim, mas fora do horário das aulas, e o que lhe interessasse. De qualquer maneira, quando deixou Munique (expulso da escola sob a alegação de que "sua presença minava o respeito dos demais alunos pela instituição"), todos ficaram contentes: ele próprio, por abandonar uma disciplina sufocante; os professores, por se livrarem de um aluno rebelde.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

As línguas índigenas

A língua é o meio básico de organiza a experiência do conhecimento humano.Quando falamos em língua,falamos também da cultura e da história de um povo.Por meio da língua,podemos conhecer todo um universo cultural,ou seja,um conjunto de respostas que um povo dá ás experiências por ele vividas e aos desafios que encontra ao longo do tempo.
Há varias maneiras de se classificar línguas.Os lingüistas atuais consideram mais apropriada a classificação do tipo genético.Eles só recorrem a outro tipo de classificação por meio do critério genético.
Na classificação genética reúnem-se numa mesma classe,as línguas que tenham tido origuem comum numa outra língua mais antiga´já extinta.Desta forma,as línguas faladas pelos diversos povos da Terra são agrupadas em famílias lingüisticas,sempre buscando a origem comum numa língua anterior.

domingo, 4 de maio de 2008

Os astros sempre chamaram a atenção dos seres humanos.Desde muito tempo as pessoas observavão o céu para estudá-lo.
Cláudio Ptolomeu,astrônomo grego que viveu por volta do ano150d.c;descreveu que os astros se movimentavão em torno da Terra.
Essa teoria apresentada por Ptolomeu foi aceita por aprocimadamente 1400 anos,até que em 1543 o astrônomo polonês Nicolau Copérnico publicou estudos afirmando que era a Terra que jirava em torno do SOL.

Você Sabia?

Você sabia que os primeiros homens a pisar na LUA foram Neil Armstrong e Edwin Aldrin?
Nos grupos indígenas brasileiros,existe uma igualdade muito maior entre as pessoas do que na sociedade em que vivemos.Entre eles,por exemplo,não há ricos ou pobres,empregados ou patrões,pessoas passando fome enquanto outras comem do bom e do melhor...
Todos os integrantes de uma comunidade indígena têm direito a cultivar a terra,caçar,coletar,pescar e assim garantir a sua sobrevivência e a de sua família.
A terra não pertence a um indivíduo,mas á comunidades.Isso não significa que o produto do trabalho de uma pessoa ou de um grupo de parentes pertença a todos.Cada pessoa ou grupo tem sua própria roça e ninguém mexe,a não ser para ajudar.É comum um ajudar o outro e receber a retribuição mais tarde.
Eles não têm a preocupação de acumular cosas,como nós,por isso,produzem o que realmente precisão;quando há sobra,dão de presente.Para eles,ser rico é ser generoso.
Os índios têm sempre muito trabalho a faser.São eles próprios que controem suas moradias,seus utensílios,seus enfeites,derrubam a mata,carregam as toras,plantam,colhem,pescam,colhem frutos do mato,cozinham ...Enfim,tudo o que precisam e que usam é feito por eles;por isso,estão sempre ocupados.
Numa aldeia,é comum que todos saibam fazer quase tudo,mas existe uma divisão geral do trabalho entre homens e mulheres.Geralmente,os homens têm a função de caçar,preparar a roça e confecciona as flechas.Em alguns povos,também são responsáveis por produzir os cestos,função das mulheres em outros grupos.As mulheres geralmente cozinham,tecem,colhem e confeccionam as cerâmicas usadas no dia-a-dia.Um ofício especial,do qual poucas pessoas se ocupam,é o de pajé.

sábado, 3 de maio de 2008

Alguns instrumentos de observação dos astros

No começo do século XVII,a partir da invenção da luneta,Galileu construiu o primeiro telescópio e com ele fez muitas descobertas,como a existência de crateras e montanhas na LUA,as manchas do SOL,as primeiras imagens de SATURNO, entre outras.
Com o passar do tempo os telescópios foram melhorados, a capacidade de alcance visual*(Alcance visual:limite dentro do qual se consegue ver algo.) desses instrumentos aumentou e novas descobertas sobre os astros foram realizadas.
Além de ampliar a capacidade de observação do UNIVERSO,os telescópios também aumentaram de tamanho.
Entre outras invenções,desenvolveu-se também o radiotelescópio,instrumento que capta formas de energia emitidas pelos astros.
Satélites artificiais e sondas também foram colocados na órbita terrestre ou lansados no espaço para explorar os astros

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Provavelmente os primeiros astrônomos foram os pastores,que observavam o céu em busca de sinais que indicassem mudanças no clima.Com base nesses dados,eles poderiam orientar seus rebanhos.
As noites sem nuvens teriam dado a eles a oportunidade de reconhecer os astros mais brilhantes e seus respectivos movimentos.
Para os povos antigos,a importância fundamental da astronomia estava em marca as datas de plantio e de colheita,que eram estabelecidas pela posição do SOL ,da LUA e de outras estrelas.
Com a invenção do telescópio,há mais de 300 anos,foi possível ampliar os estudos a respeito dos corpos celestes.
No século XX,os avanços tecnológicos possibilitaram o início das viagens espaciais.Em 1957,a então União Soviética lansou ao espaço o Sputnik1,o primeiro satélite artificial.Apartir desse momento,teve iníciu a aventura humana pelo Universo.
Em 1961,o soviético Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ir ao espaço e a confirmar que a Terra tem forma arrendondada e que lá de cima sua cor predominante*(Ser ou aparecer em maior quantidade ou intensa)é o azul.
Em 1969, os NORTE-AMERICANOS Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros seres humanos a pisar na LUA.

Você Sabia?

Você sabiaque se você pegar um pouco de vinagre camtinta vermelha e misturar com bicabornato de sodio fica parecendo uma erupisão?
VEJA ESTE JOGO TAMBEM


http://www.on.br/pequeno_cientista/conteudo/jogos/quebra_cabeca/quebra_cabeca_2.html
veja os jogos do site
http://www.on.br/site_brincando/conteudo/jogos/jogos/jogos/jogo_terra/menu.html

cultura índigena

Na aldeia dos xucurus,as crianças aprendem desde cedo a fazer pulseiras e colares artesanais."A situação do índio sempre foi ruim,porque o homem branco os maltratou ,destruiu a natureza e nos expulsou da terra",afirma Uarcanã.Ele foi escolhido para ser cacique aos 16 anos,indicado por se pai.Desde os cinco,ele foi preparado para o cargo,aprendendo os segredos indígenas."Como não temos terras para plantar e nem onde caçar,nossa situação é difícil.Não conseguimos emprego e precisamos de doações de agasalhos e alimentos",lamenta

quinta-feira, 1 de maio de 2008


Maravlhoso



já viu fotos acim

cultura índigina sobrevive au tempo

Apesar de manterem muitos hábitos antigos,como osrituais e a alimentação baseada na mandioca,a maior parte dos índios da atualidade não vive mais como antigamente.
Convivendo há muitos anos com os homens brancos,os grupos indígenas foram assimilando vários costumes do mundo moderno .O cacique Uarcanã de Aruanã,da tribo Xucuru-Kariri,que vive em Caldas,no interior de Minas,explica que os ídios de sua tribo moram em casas comuns,tem geladeira,fogão e TV.Mesmo assim,os xucurus ainda comem mandioca,plantas,fazem trabalhos artesanais e mantêm suas danças e rituais."Não vivemos em ocas porque aqui não têm palha e é muito frio.Os adultos ainda falam a língua xucuru",esplica cacique.
Ja viu algo asim

Plutão

Você sabia quea temperatura na superficie de putão fica entre 210 e 235 graus Celsius abaixo de zero

Mais sobre o universo

Provavelmente os primeiros astrônomos foram os pastores,que obsevavam o céu em busca de sinais que indicassem mudanças no clima.Com base nesses dados,eles poderiam orientar seus rebanhos.
As noites sem nuvens teriam dado a eles a oportunidade de reconhecer os astros mais brilhantes e seus respectivos movimentos.

Você sabia

Você sabia que dos 9 planetas que existem no noso sistema solar 4 deles ( Júpiter,Saturno,Urano e Netuno ) possuem anéis

Plantas ,animais e etc

Você sabia que plantas,batatas,fungos,ovos de sapo,moscas de fruta,hamsters,gatos,cachorros,macacos rhesus,chimpanzés,e ate mesmo ratos,tem viajado a espaço em várias missões espaciais para realisação de testes biológicos?

Você sabia

Você sabia que o primeiro ser vivo a ir al espaso foi uma cadela rusa chamada Laka

Você sabia

Você sabia que andes dos fuguetes serem usados com humanos os fuguetes foram utilisados pos cães;gatos e ate mesmo ratos