domingo, 4 de maio de 2008

Nos grupos indígenas brasileiros,existe uma igualdade muito maior entre as pessoas do que na sociedade em que vivemos.Entre eles,por exemplo,não há ricos ou pobres,empregados ou patrões,pessoas passando fome enquanto outras comem do bom e do melhor...
Todos os integrantes de uma comunidade indígena têm direito a cultivar a terra,caçar,coletar,pescar e assim garantir a sua sobrevivência e a de sua família.
A terra não pertence a um indivíduo,mas á comunidades.Isso não significa que o produto do trabalho de uma pessoa ou de um grupo de parentes pertença a todos.Cada pessoa ou grupo tem sua própria roça e ninguém mexe,a não ser para ajudar.É comum um ajudar o outro e receber a retribuição mais tarde.
Eles não têm a preocupação de acumular cosas,como nós,por isso,produzem o que realmente precisão;quando há sobra,dão de presente.Para eles,ser rico é ser generoso.
Os índios têm sempre muito trabalho a faser.São eles próprios que controem suas moradias,seus utensílios,seus enfeites,derrubam a mata,carregam as toras,plantam,colhem,pescam,colhem frutos do mato,cozinham ...Enfim,tudo o que precisam e que usam é feito por eles;por isso,estão sempre ocupados.
Numa aldeia,é comum que todos saibam fazer quase tudo,mas existe uma divisão geral do trabalho entre homens e mulheres.Geralmente,os homens têm a função de caçar,preparar a roça e confecciona as flechas.Em alguns povos,também são responsáveis por produzir os cestos,função das mulheres em outros grupos.As mulheres geralmente cozinham,tecem,colhem e confeccionam as cerâmicas usadas no dia-a-dia.Um ofício especial,do qual poucas pessoas se ocupam,é o de pajé.

Nenhum comentário: